Atualmente, estar protegido é, de fato, uma necessidade. No mercado de seguros existe uma infinidade de tipos de apólices e seguros que podem ser mais ou menos específicos, dependendo da sua aplicabilidade. Um exemplo disso é o seguro individual e o seguro de frotas.
Quando comparados, suas finalidades podem até ser semelhantes. No entanto, o seguro de frota possui algumas particularidades indiscutíveis, como é o caso da proteção “em massa”. Afinal, quem trabalha no setor logístico sabe o quanto essas apólices são indispensáveis não só para evitar prejuízos, mas também para preservar a segurança dos colaboradores.
Sendo assim, a contratação do seguro certo e de acordo com a atuação da empresa é muito importante para que todas as operações de transporte ocorram como o esperado. E para auxiliar neste processo, vamos explicar um pouco mais sobre o seguro de frota, levantando suas principais características. Vamos lá? Acompanhe a leitura.
O seguro de frota de veículos tem a mesma função que o seguro individual, com a cobertura básica muito semelhante. Porém, o seguro de frota pode ter um valor diferenciado de acordo com a quantidade de veículos agregados à eles.
Esse aspecto pode variar de acordo com cada seguradora. Algumas delas, por exemplo, exigem uma quantidade mínima de veículos, que pode ser de no mínimo 4, 6 ou até mais. Desse modo, o dono ou o gestor da transportadora devem ficar atentos quanto a este pré-requisito.
Além disso, vale lembrar que este seguro permite a inclusão de veículos terceirizados, protegendo assim, do início ao fim, o transporte e a sua operação.
A precificação, neste tipo de apólice, também pode sofrer alterações, em que, antes de estabelecer o valor, as seguradoras, na maioria das vezes, avaliam, o ramo de atuação da empresa, a forma de utilização dos veículos, as rotas que toda a frota costuma percorrer, entre outros aspectos.
Um negócio de sucesso requer muita responsabilidade, isso inclui processos, gestão eficiente e cuidados com todos os bens da empresa. Assim, quando nos referimos às atividades das transportadoras, o seguro de frotas, apesar de não ser uma exigência legal, pode ser considerado um investimento que vale a pena para proteger todo o patrimônio.
Portanto, quando a empresa, associados ou terceirizados se encaixam nas exigências da seguradora, a contratação imediata é recomendada para evitar imprevistos.
Existem duas principais categorias quando se trata do seguro de frotas. São elas:
• Apólices Coletivas: direcionadas a veículos que possuem um mesmo proprietário, seja pessoa física ou jurídica. Com a emissão da apólice, é realizada apenas uma cobrança, com o registro feito pelo CPF ou CNPJ do proprietário e, caso ele compre mais veículos, também poderão ser adicionados no contrato, posteriormente.
• Grupos de Afinidade: nestes casos, o contrato é feito por uma empresa ou associação, assim, os empregados, geralmente, participam e têm os seus veículos segurados na mesma apólice.
Como nesta modalidade há mais de uma pessoa, o pagamento é feito de forma individual e a seguradora também deve emitir certificados para cada contratante do grupo.
Assim como qualquer outra modalidade de seguro, nesta apólice, a seguradora assume a responsabilidade e garante a prestação de serviços em casos de sinistros. Portanto, quando há a contratação do seguro de frotas, as coberturas e os serviços mais comuns são:
• Indenização contra roubo ou furto de veículos;
• Seguro para os passageiros acidentados em algum veículo que faz parte da frota;
• Indenização contra colisões e incêndios;
• Assistência ao veículo e aos passageiros em casos de pane ou acidente;
• Danos a terceiros;
• Assistência 24 horas;
• Carro reserva.
Além dessas coberturas que citamos acima, existe também a opção de incluir na apólice serviços adicionais (dependendo da seguradora), em que a contratação fica a critério do contratante. Geralmente, são oferecidos:
• Pintura e reparos na lataria;
• Troca de pneu;
• Atendimento de chaveiro;
• Compra de peças para reposição;
• Motorista substituto caso o condutor não possa concluir a viagem;
• Socorro mecânico, reboque e eletricista em caso de acidentes;
• Entre outros.
Percebeu como contratar uma apólice de seguro para a sua frota é fundamental para proteger todo o seu patrimônio? Contratando-o, você ajuda a garantir que o seu negócio se mantenha firme e rentável no mercado.
Dúvidas sobre este tipo de serviço? Entre em contato e fale com um especialista, estamos aqui para te ajudar da melhor maneira.