Sabemos que os meios de comunicação e a praticidade de inserir uma empresa no digital facilitaram que o setor de transporte de cargas tomasse proporções gigantescas e expandisse a cada dia. Entretanto, para que uma transportadora continue crescendo e se tornando um negócio rentável, há sempre boas práticas a serem adotadas dentro da rotina da organização, e uma delas é a consolidação
Embora alguns desconheçam a prática, as empresas renomadas do mercado costumam fazer com frequência e, por isso, falaremos sobre esse tema neste post. Continue a leitura e entenda o que é uma consolidação de frete e quais são as vantagens que a prática por trazer para a sua transportadora.
A prática nada mais é do que consolidar as demandas, ou seja, agrupar mercadorias para que sejam transportadas juntas. Porém, para fazer a consolidação de frete de maneira correta, há a exigência de que todas as mercadorias tenham o mesmo destino final.
No mais, é utilizada principalmente para fretes de compras/mercadorias de fornecedores do exterior, diminuindo custos e também “toda a papelada” necessária exigida para procedimentos de importação e exportação de produtos.
A consolidação de frete traz inúmeras vantagens para o transportador. Entre as mais comuns, é possível notar:
Uma das principais vantagens da consolidação de frete é a economia, uma vez que ao fazer uma única viagem ou reduzir a necessidade de várias operações de transporte, você poupará gastos com gasolina, motoristas, emissão de documentos e afins.
A agilidade nas operações é uma outra grande vantagem da consolidação do frete e que inclusive garante a satisfação dos seus clientes. Como as mercadorias são agrupadas para serem transportadas em uma única operação, tudo se torna mais fácil, desde do processo de colocar a carga no caminhão, o tempo para emitir o documento até a chegada no destino final. Desse modo, com a prática, é possível atender mais pedidos em um tempo reduzido.
Já dissemos em alguns posts que, para o transporte de cargas legal e também para que você tenha o seu direito de indenização do seguro de cargas em casos de sinistros, a emissão de alguns documentos é indispensável tanto para o transportador, quanto para um embarcador – bons exemplos desses documentos são o MDF-e e Averbação da Carga.
Com isso, a cada transporte, um novo documento sempre deve ser emitido. Porém, quando a consolidação do frete é feita, geralmente, é necessário emitir apenas uma vez os documentos exigidos, já que todas as informações das mercadorias estarão reunidas em um único documento.
O valor de cargas importadas, na maioria das vezes, costuma ser superior. Desse modo, prezar pela segurança é sempre importante. Logo, com a consolidação de frete, isso acontece com muito mais eficiência, pois você reduz a necessidade de várias operações, facilita o monitoramento da carga e fica menos vulnerável durante o trajeto.
Entendeu todas as vantagens da consolidação de frete? Muito mais economia, mais agilidade e menos burocracia nas suas operações.
Quais os processos que faltam ser otimizados dentro da sua empresa? Continue acompanhando o nosso blog e baixando os nossos conteúdos, neles você encontra tudo o que você precisa saber sobre o meio logístico, seguros de cargas e otimização dos processos organizacionais.