Muitas pessoas, apesar de já contarem com o serviço, confundem o trabalho da corretora de seguros com o da seguradora. Como os serviços oferecidos são complementares e não iguais, saber diferenciá-los é muito importante para que todos os procedimentos sejam seguidos corretamente, tanto na etapa de contratação, quanto na fase de Gerenciamento de Riscos ou medidas exigidas em casos de sinistralidade.
E para auxiliar todos que dependem desse tipo serviço, preparamos este artigo explicando de forma simples e fácil o papel da corretora de seguros. Separe 3 minutos do seu tempo e entenda mais sobre o assunto.
A corretora é a empresa autorizada para realizar a intermediação do segurado e a seguradora durante o processo de contratação de algum tipo de apólice de seguro. Este trabalho é regido pela Lei Nº 4.594, de 29 de dezembro de 1964, que traz a definição específica para o trabalho:
“O corretor de seguros, seja pessoa física ou jurídica, é o intermediário legalmente autorizado a angariar e promover contratos de seguros, admitidos pela legislação vigente, entre as Sociedades de Seguros e as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado”.
Desse modo, conclui-se que a corretora é a responsável por comercializar diferentes modalidades de seguros oferecidos por diversas seguradoras.
Como mencionamos acima, a seguradora é a que oferece as apólices de seguro. Sendo assim, são elas que, após a contratação do seguro, assumem os riscos da garantia. Isso significa que, depois que o contratante efetua o pagamento da sua apólice, é a seguradora a responsável por indenizar o prejuízo em casos de sinistros e demais situações previstas no contrato.
Portanto, assim como as corretoras, as seguradoras também são empresas autorizadas e precisam ter o seu registro na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) para oferecer o serviço de seguro de acordo com a lei.
Para escolher uma boa corretora é preciso estar atento à qualidade dos seus serviços. Sendo assim, é importante avaliar se a empresa irá:
• Orientar você em todo o processo de contratação do serviço e esclarecer todas as suas dúvidas relacionadas ao trabalho e ao contrato;
• Atender da melhor maneira, oferecendo a apólice e a cobertura certa para todas as suas necessidades;
• Durante a vigência do seguro, prestará todo o auxílio necessário em diversas situações, incluindo as ocorrências de sinistro, por exemplo.
• Orientar você e toda a sua equipe quando o assunto for o Programa de Gerenciamento de Risco, isso inclui a elaboração do documento e também as ações a serem seguidas para cumprir o programa.
Além desses pontos, também é preciso observar a regulamentação tanto da corretora quanto da seguradora – neste caso, deve ter o seu registro em dia na SUSEP.
A Atrax Seguros é uma corretora de seguros especializada em consultoria de seguros empresariais e logísticos. Atuamos com uma vasta experiência no mercado com a missão de mitigar os riscos e auxiliar na aplicação de soluções eficazes para oferecer muito mais segurança durante as operações.
Para garantir a satisfação de todos os nossos clientes, buscamos sempre desenvolver projetos personalizados para a gestão de riscos e prevenção de perdas. Nosso atendimento diferenciado garante que possamos entender ao certo todas as necessidades do contratante e, assim, conseguimos oferecer apólices personalizadas, treinamentos de seguros, auditorias e análise de risco.
E, para atender melhor todas as empresas, oferecemos um serviço completo com variadas modalidades de seguro, como:
SEGURO PARA LOGÍSTICA
• Seguro Ambiental
• Seguro de Vida
• Seguro de Frota
ATUAÇÃO EM TRANSPORTES
• RCTR-C e RCF-DC
• Transporte Nacional e Internacional
• RCTA-C
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